Dicas que Amamos – Manual para Empregada Doméstica

Quando tive empregada 3 vezes por semana (ai que coisa boa) tive que ajuda-la a organizar a agenda de atividades. Acabei colocando no papel e criando um ‘Manual’ que circulei entre minhas amigas da época.

Faz pouco tempo uma amiga que nunca tinha saído da casa dos pais casou e estava perdidinha com a empregada doméstica. Fui buscar no fundo do baú o manual e, confesso, morri de rir com a maneira como foi escrito (por mim, claro :p).

Eu brinco que quase tenho TOC (QUASE viu?!?!) e lendo o manual hoje sei que não tenho, mas tinha!!! Rsrsrsrs…

Enfim, segue o manual que pode ajudar a otimizar a agenda da empregada doméstica que tenha na sua casa atualmente. Ele propõe atividades diferentes para cada dia que ela vai, bem como o que deve ser feito apenas a cada quinze dias ou uma vez por mês. Divirtam-se!

***se for usar ou copiar o material aqui postado, faça a devida referência ao blog “semretoques.com.br” :)

AGENDA DE ATIVIDADES DOMÉSTICAS

 TODOS OS DIAS

  • Lavar a louça que estiver suja, com as portas da cozinha e da área de serviço fechadas (e não encostadas) para não entrar barulho nos quartos.
  • Arrumar as camas pela manhã.
  • Repor na geladeira leite, nescauzinho, refrigerante, água, cerveja, suco, a fim de que estejam sempre gelados para serem consumidos.
  • Limpar os pratos e a areia dos animais (logo cedo e ao ir embora).
  • Lavar e passar roupas (verificar os bolsos das roupas, para que não sejam lavadas com dinheiro, moedas, etc nos bolsos). * usar da melhor maneira possível a máquina de lavar, tomando sua capacidade de 8 quilos de roupa, evitando usa-la somente para uma ou poucas peças de roupa. Quando isso acontecer, lavar essa(s) peça(s) à mão e apenas torcer na máquina, se necessário. Isso economiza água e energia.
  • Lavar os banheiros, secando bem a área fora do box (sempre cuidando para não molhar o gabinete e a porta).
  • Limpar a cozinha, passando apenas pano. Lavar com água somente em caso de real necessidade.
  • Retirar os sacos de lixo.
  • Passar aspirador e pano úmido no chão de toda casa e também na sacada e seus respectivos móveis.
  • Molhar as plantas (as grandes com 500ml e as pequenas com 150ml de água), bem como tirar delas as folhas e flores mortas.
  • Trocar a água dos vasos de flores.
  • Tirar pó do quarto do casal, ou seja, do criado-mudo, estante, som, televisão e chão. Recolher e lavar as garrafas de água do quarto.

 SEGUNDAS-FEIRAS

– Tirar pó de TODAS as prateleiras, estantes e balcões expostos da casa (inclusive do quarto de hóspedes, do escritório, entre o vidro e o buffet da sala, etc), removendo os objetos como bibelôs, vasos, tirando pó deles também (como dos cremes das prateleiras dos banheiros, dos perfumes, etc – dos livros tirar o pó somente com pano seco nunca úmido). *Televisões, dvd´s, aparelhos de som, computadores, fax e impressora, bem como dos CD´s: usar pano úmido e depois seco, sem nenhum produto de limpeza – e devem preferencialmente ser mantidos na ordem em que estiverem.

– Aspirar estofados e tapetes.

QUARTAS-FEIRAS

– Limpar vidros (inclusive das janelas), espelhos e quadros.

– Limpar telefones.

– Verificar se as fôrmas de gelo estão completas, caso não estejam, completar com água filtrada.

– Lavar a fonte de água (usando o lado macio da esponja), enxaguando bem.

 SEXTAS-FEIRAS

– Trocar roupa de cama e banho, no banheiro do corredor colocar toalhas de cores mais escuras, como verde, azul, etc e no banheiro da suíte colocar toalhas de cores rosa, salmão, etc.

– Limpar os boxes de vidro dos banheiros com vinagre e enxaguar, bem como escovar o rejunte. Usar cândida somente se o vinagre não tirar toda a gordura do Box.

– Lavar as lixeiras por dentro.

– Virar o colchão na troca da roupa de cama.

– Limpar atrás do criado-mudo, cama do casal, cama de solteiro, sofás.

– Lavar a cozinha com água, sempre cuidando da porta de acesso, para que não seja molhada.

– Faxinar a pia da cozinha, inclusive embaixo dos potes de mantimentos e do forno elétrico. Limpar fogão e microondas (e forno quando necessário).

 A cada 15 dias (sextas-feiras)

  • Tirar manchas de interruptores, portas e paredes, com sabão de coco líquido e esponja macia.
  • Higienizar (com carpex e vinagre) os sofás e tapetes.
  • Limpar as persianas e os lustres.
  • Passar pano úmido com detergente neutro na parte externa do fogão, microondas e forno elétrico.
  • Passar flanela macia com o produto adequado para não riscar no: exaustor, geladeira e freezer.
  • Passar espanador nos cantos da casa e no teto, evitando aparecimento de teias de aranha.
  • Passar lustra-móveis em peças de madeira.

 Uma vez por mês (quarta-feira)

  • Lavar as todas as paredes de azulejos na cozinha e lavanderia, finalizando com pano com álcool.
  • Limpar a máquina de lavar (despeje meio litro de água sanitária no cesto e selecione lavagem completa, mas sem a pré-lavagem).
  • Limpar o exaustor (lavar o filtro metálico conforme explicado pelo técnico).
  • Limpar os acessórios (tubos e bocais) do aspirador de pó.
  • Fazer faxina na parte interna dos armários de toda casa (cozinha, área de serviço, sala, corredor, quartos e banheiros), caso ainda não tenha feito antes por terem estado muito sujos.
  • Limpar geladeira e freezer por dentro com água e sabão de coco ou com água e bicarbonato de sódio.
  • Borrifar água nas folhas das plantas que ficam na sacada, para tirar a poeira que junta nelas.

Recomendações Gerais

* usar da melhor maneira possível a máquina de lavar, tomando sua capacidade de 8 quilos de roupa, evitando usa-la somente para uma ou poucas peças de roupa. Quando isso acontecer, lavar essa(s) peça(s) à mão e apenas torcer na máquina, se necessário. Isso economiza água e energia.

* sempre ler as recomendações nas embalagens dos produtos, especialmente os de limpeza – exemplos: testar na parte interna da barra da calça ou blusa primeiro o tira-ferrugem e o Vanish tira-manchas.

* ao lavar as roupas, separar as peças por cor (brancas e coloridas), nível de sujeira (sujas e muito sujas), uso (pessoal, cozinha, faxina), textura (delicadas, jeans, algodão).

* colocar as roupas mais sujas de molho com água e sabão em pó (não deixar ultrapassar duas horas, senão pode manchar).

* lavar as roupas delicadas à mão.

* no enxague de qualquer roupa, certificar-se da remoção de toda a espuma.

* sempre esfregar o colarinho e as mangas das camisas sociais, verificar a existência de manchas em qualquer roupa e as remover antes da lavagem na máquina.

* ao estender as roupas no varal, algumas dicas: pendurar as camisas sociais em cabides e prender as calças pela barra – isso facilita na hora de passar.

* ao passar roupas sempre usar o ferro na temperatura adequada, e usar fraldinha entre o ferro e a roupa muito delicada, a fim de evitar manchas e/ou brilho na roupa.

* ao parar de passar roupa, seja para guardar as roupas passadas dentro dos armários, ou para atender um telefonema, etc, desligar o ferro. Isso evita que ele superaqueça e também economiza energia.

* não guardar roupas com manchas ou sem botões. Deixar para fora e mostrar para que sejam consertadas.

* ao guardar roupas nos armários, especialmente camisas e calças, tomar cuidado para não amassar as que já estão guardadas, bem como aquela que está sendo guardada.

* tirar pó das superfícies altas e só depois limpar o chão.

* deixar sempre as roupas de cama, mesa e banho ensacadas, para não pegarem pó. Fazer o mesmo com as blusas de lã, conforme as lavar.

* guardar eletrodomésticos somente após passar pano úmido na sua parte externa e enxugar, para tirar qualquer respingo.

* procurar alimentar-se dos mantimentos já abertos (evitando abrir pacotes ainda fechados). Pacotes individualizados como de Miojo, bolacha Club Social, Marilan, hambúrguer, dentre outros, podem ser abertos.

* ao preparar saladas com folhas, sempre lavá-las em água corrente e deixá-las de molho em água com gotas de cândida por 15 minutos, para matar germes e bactérias.

* sempre lavar latas antes de guardar, mesmo que sejam guardadas no armário e não na geladeira.

* não armazenar/deixar armazenado qualquer alimento em panelas na geladeira, transferir para tuperwares.

* cuidar com as janelas – deixar um vão aberto ao ir embora para evitar que chova dentro da casa, inclusive nas janelas da área de serviço.

*nunca usar o mesmo pano para limpar o fogão e a pia do banheiro, por exemplo. Separar peças diferentes para cada atividade (por exemplo: panos de chão para banheiros, outros para casa e os panos pequenos usar somente na pia da cozinha) e não os misture na lavagem, o mesmo servindo para os panos de prato.

* tomar cuidado com as quinas das portas, paredes e móveis, tanto no transporte de objetos, quanto no manuseio do aspirador de pó.

* qualquer dúvida, não faça, pergunte primeiro!

 

2 ideias sobre “Dicas que Amamos – Manual para Empregada Doméstica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *